Resultados #youcandoit: quinta semana

Sinto informar que… eu falhei. O #youcandoit da semana passada parecia simples: ver um documentário de viagem. Só exigia uma conexão de internet e duas horas de tempo livre. Infelizmente, essas coisas não aconteceram ao mesmo tempo durante a semana inteira.

Tive uma das semanas mais cheias da minha vida: reuniões, uma viagem bate-e-volta pra Brasília, um fim de semana que não colaborou na categoria “vida pessoal”. É agora segunda de novo e meu corpo está pedindo para hibernar.

O que eu consegui fazer, na minha tentativa de cumprir o desafio, foi ver 50% de Craigslist Joe, que estava na categoria de documentários de viagem no Netflix então eu decidi que contava, apesar de não ser tão viajante assim. Estou vendo os outros 50% agora, enquanto escrevo o post.

CraigslistJoe

A premissa de Craigslist Joe é a seguinte: um cara, Joe, decide tentar passar um mês inteiro sem dinheiro próprio e sem contatos conhecidos, viajando e vivendo dos anúncios do Craigslist. Me lembrou um pouco do It chooses you, da Miranda July, projeto em que ela visitou pessoas que vendiam coisas em classificados do jornal, e registrou as visitas em livro. Mas Craigslist Joe não está me tocando tanto quanto o livro de Miranda July. Não sei a exata razão, mas há um certo incômodo no fato de que ele está fazendo tudo isso mas acompanhado de um cameraman que não é personagem, o que faz com que eu sinta que os outros personages estão agindo mais como em um reality show do que em um documentário (não que documentários sejam, claro, representações fiéis da realidade, ou não envolvam fios narrativos subjetivos, mas tem um quê mais forte de “atuação” no esquema deste filme). Parte do estranhamento talvez seja também porque o cartaz começa um um enorme “Zach Galifianakis presents”, quem sabe. De qualquer forma, na categoria “documentário de viagem”, não é muito interessante ou eficiente (mas, neste caso, culpo o Netflix).

Tentarei cumprir o desafio melhor esta semana, mesmo fora do prazo, só para sentir como se não tivesse falhado tanto – ou não cumprirei, aceitarei a derrota, e tentarei não me apegar, porque, né, o perfeccionismo precisa descansar um pouquinho.

Mas, de qualquer forma, de manhã (com um dia de atraso) sai o próximo desafio, que prometo tentar cumprir.

3 comentários sobre “Resultados #youcandoit: quinta semana

Deixe um comentário

